terça-feira, 31 de maio de 2011

Carcassonne

Um jogo novo que, mesmo assim, tem conquistado admiradores em todo o mundo, criado por Klaus-Jürgen Wrede e publicado pela primeira vez em 2000, foi considerado no ano seguinte o melhor jogo de tabuleiro do ano.
Deve o seu nome à cidade medieval fortificada Carcassonne, em França, famosa pelas suas muralhas, o jogo transporta-nos para essa época e para aquilo que a mesma incluía.



O jogo decorre numa paisagem medieval construída pelos jogadores à medida que o jogo vai progredindo. O jogo começa com um terreno base à qual os jogadores vão acrescentando, uma a uma, as 71 bases disponíveis, que vão sendo retiradas aleatoriamente da sua pilha. O jogo vai desenrolando e com ele aparecem terrenos, caminhos, cidades que têm que estar relacionadas entre si.



Depois da colocação de um terreno o jogador tem a possibilidade de colocar um meeple na peça de terreno e estes, de acordo com a sua colocação assumem personagens e diferentes tipos de pontuação. Assim, quando colocado numa estrada o meeple transforma-se num ladrão, se é colocado numa cidade é um cavaleiro, numa igreja será um abade e, finalmente, num terreno temos um lavrador. Dependendo da personagem que é assumida os pontos atribuídos são diferentes.



Para além de ser um jogo rápido (30 a 90 minutos) é simples, mas, simultaneamente, viciante podendo ser jogado por 2 a 5 jogadores (6 quando acrescentamos expansões), dos 8 aos 80 todos poderão participar.
Uma outra vantagem deste jogo é a sua possibilidade de variação nenhum jogo é igual e se adicionarmos as muitas expansões disponíveis as variantes e o interesse vai aumentando. Seguramente um dos melhores jogos de tabuleiro da era moderna!

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